sábado, 22 de agosto de 2015

Primeiras impressões: Suécia!

O blog ficou um pouco paradinho, porque quem me conhece sabe que meu coração está lá no canal do youtube. Mas de vez em quando bate aquela vontade de escrever, dividir em texto o que está acontecendo. Fora que nem tudo fica legal em vídeo, né? hehe

Estou na Suécia, especificamente em Uppsala, há duas semanas e achei que era um bom momento para dividir com vocês as minhas primeiras impressões dessa cidade.

Sorrisos para todos os lados
Escutei desde cedo que os europeus são frios, na deles e antipáticos. Mas o suecos definitivamente não se encaixam nessa descrição, porque o que eu mais faço quando saio na rua é sorrir. Desde a criancinha até os grisalhos distribuem sorrisos por aí e ás vezes até sai um "Hej!" no meio que deixa tudo mais fofo, quebrando essa ideia de frieza que generalizam por aí. 

O verão é a melhor época do ano
Sol desde cinco da manhá até nove horas da noite, flores em todo os lugares, pessoas praticando esportes ao ar livre, cachorros e gatinhos (SIM!) passeando nas ruas. A sensação que você tem é de que a natureza deve ser aproveitada ao máximo. Estou muito ansiosa pra ver neve pela primeira vez, mas sei que a diferença vai ser enorme.

Tudo funciona
Uma das primeiras coisas que me assustou aqui foi o fato dos ônibus terem horário para chegar e sair. Existe um app para celular que diz todos os horários, traça o seu caminho e diz até em quanto tempo você vai chegar lá. Ah, nas paradas de ônibus tem dizendo quanto tempo falta pro ônibus passar também. Além disso, os supermercados, bancos e lojas tem uma sincronia e formas de atender o cliente que mostram como tudo funciona e principalmente: de forma simples.

Pessoas erradas em todos os lugares
Como toda novata na Europa, você vai com aquela sensação de que aqui é o lugar perfeito e que não existem pessoas que façam coisas erradas. Mas isso é obviamente precipitado. Aqui eu já vi gente fazendo retorno no lugar errado, pichações e mendigos. Tudo numa escala bem menor do que no Brasil, com certeza. Mas é uma daquelas situações que te faz colocar o pé no chão e saber que todos os lugares têm suas dificuldades e que o real problema é o ser humano mesmo, não o continente.
Contrastes de cenário
De um lado prédios antigos e do outro, construções modernas. De um lado uma área residencial bem movimentada e do outro, florestas e campos de trigo. De um lado cidade e do outro, campo. um contraste lindo e equilibrado que faz com que você tenha todas as opções ao seu alcance. Tem como ser mais lindo que isso?

Esses foram os pontos que me chamaram atenção logo de cara. O que vocês acharam desse tipo de post? Quero falar sempre do que estiver acontecendo em Uppsala, mas não quero deixar de lado os outros assuntos, então vamos tentar manter o equilíbrio.  Ah, me digam nos comentários qual desses aspectos chamou mais atenção pra vocês! 

5 comentários:

  1. Adorei esse diário de viagem.
    Os países europeus são bem organizados em vários sentidos né? Uma coisa que eu sonho é com um app de ônibus aqui no Brasil.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, facilita MUITO a vida. Obrigada por acompanharrr *-*

      Excluir
  2. oi marina :)
    muito legais essas suas impressões, como tu mesma falaste acho que realmente todo lugar tem suas limitações e problemas, mas também é melhor ainda conhecer as qualidades destes!

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  3. Marina, você é ótima no que faz! Eu não sou chegada a comentar em na-da do que acompanho ~tanto é que estou como anônima aqui~, mas precisava deixar registrado como eu gosto da sua simplicidade e a forma como você fala, não sei de onde você é mas amei seu sotaque! hahaha
    Ideia de próximos posts ou vídeos: Eu amei Uppsala pela sua visão em todos os sentidos, principalmente esse contraste de cenário entre prédios modernos e construções antigas, mas uma coisa que me deixou MUITO curiosa: CUSTO DE VIDA EM UPPSALA (Assim em caixa alta pra você pular todo o "blá blá blá" e poder ver o assunto principal desse meu comentário, hahaha
    Continue gravando e postando, obrigada sua linda!! <3

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo